Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino é celebrado para valorizar protagonismo das mulheres no campo empresarial, com destaque para histórias de sucesso.

Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino valoriza mulheres no campo empresarial

No dia 18 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, uma data comemorada em 144 países e escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2014. O objetivo é valorizar as mulheres protagonistas no campo empresarial, reconhecendo seu papel e contribuição para a economia global.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com o Sebrae, o Brasil conta com 9,3 milhões de mulheres que são donas de empresas, representando 34% do total de empresários no país. Esse número demonstra o crescimento e a importância das mulheres no mundo dos negócios.

Nas Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais vinculadas ao Centro Paula Souza (CPS), esse crescimento também é evidente. Na Fatec Indaiatuba, por exemplo, o curso de Gestão Empresarial já formou e incentivou três novas empresárias em ramos distintos.

Luciana Moraes é um exemplo desse sucesso. Após quase 30 anos afastada dos estudos, ela decidiu cursar Gestão Empresarial e aplicar suas habilidades empreendedoras para expandir o negócio da família do marido. Sua sorveteria, que antes ocupava apenas 15 metros quadrados, se transformou em uma fábrica de 800 metros quadrados, com uma produção semanal de 5 mil litros de massa e 60 mil picolés. Agora, Luciana planeja abrir novas filiais e implementar um sistema de franquias no futuro.

Amanda Cristina dos Santos, aluna do último semestre do curso de Gestão Empresarial, também tem uma história de sucesso. Ela realizou o sonho de abrir um negócio próprio em parceria com o marido, e hoje atua no segmento da moda, contando inicialmente com vendas online e posteriormente com uma loja física.

Além desses casos, outras mulheres empreendedoras têm se destacado. Daniele Priscila da Silva, recém-formada em Gestão Empresarial, iniciou sua jornada no segmento digital oferecendo serviços de mídias sociais para profissionais e clínicas do setor médico, conquistando um bom portfólio de clientes.

Gabriela Oliveira, formada como técnica em nutrição e dietética na Etec Santa Ifigênia, criou a Doce Ghetto Brigaderia, que hoje atua com entrega de sobremesas, produção para restaurantes e eventos, gerando emprego para outras mulheres.

Esses exemplos demonstram a importância do empreendedorismo feminino e como as mulheres têm se destacado no mundo dos negócios, mostrando criatividade, habilidade e determinação para enfrentar desafios e prosperar em suas áreas de atuação.

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