Parada do Orgulho LGBTI+ terá policiamento reforçado na orla de Copacabana neste domingo (19)

A 28ª edição da Parada do Orgulho LGBTI+ está marcada para o próximo domingo (19) na orla de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, e contará com um esquema de segurança reforçado. Segundo informações divulgadas pelo governo do estado nesta sexta-feira (17), cerca de 850 policiais militares (PMs) estarão presentes na orla do bairro e nas principais vias de acesso durante o evento.

Além do efetivo do 19º BPM (Batalhão de Polícia Militar de Copacabana), equipes do Batalhão de Ações com Cães (BAC), do Regimento de Cavalaria Enyr Cony dos Santos (RCECS) e do Batalhão Especial de Rondas e Controle de Multidões (RECOM) também estarão atuando no policiamento da região.

Dez torres de observação serão montadas ao longo da Avenida Atlântica para proporcionar aos agentes uma visão mais ampla da multidão, facilitando a coordenação das equipes em solo e também permitindo que sejam mais facilmente localizados pelos participantes.

Além disso, o Grupamento Aeromóvel (GAM) acompanhará os trios elétricos por meio de helicópteros e drones, produzindo imagens de toda movimentação na área da parada. Na orla, haverá PMs com câmeras corporais, todas conectadas ao sistema de monitoramento do Centro Integrado de Comando e Controle.

O esquema de segurança foi apresentado à organização do evento na última terça-feira (14) e faz parte do planejamento para a Operação Verão, que será mantida em toda a orla carioca. Equipes estarão circulando em quadriciclos, viaturas e motocicletas para garantir a segurança dos participantes.

A Parada do Orgulho LGBTI+ é organizada pela ONG Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT e este ano traz como tema “O amor, a cidadania e a luta LGBTI+ jamais vão recuar”. O evento, considerado a mais antiga marcha do gênero no país, pretende reunir milhares de lésbicas, gays, bissexuais, mulheres transexuais, homens trans, pessoas intersexo e aliados. É o terceiro evento que mais atrai turistas para a cidade, perdendo apenas para o carnaval e réveillon.

A concentração está marcada para as 11 horas no Posto 5 da praia de Copacabana e a previsão do tempo para o domingo é de céu nublado a encoberto, com chuva fraca a moderada a qualquer momento e temperatura máxima de 27°C, de acordo com o Alerta Rio.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo