RioFilme lança Observatório do Audiovisual Carioca para mapear e promover a indústria cinematográfica no Rio de Janeiro.

A RioFilme, órgão da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, acaba de disponibilizar ao público o novo Observatório do Audiovisual Carioca. Desenvolvida a partir da plataforma Sistema de Informações Urbanas (Siurb), do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), a ferramenta tem como objetivo mapear dados no Rio de Janeiro e trazer números e gráficos essenciais à atividade audiovisual.

Considerada estratégica, a ferramenta disponível no site da RioFilme visa ajudar a identificar as melhores estratégias de investimentos e a promoção da cidade como destino cinematográfico internacional.

De acordo com a RioFilme, em 2021, a organização investiu R$ 55 milhões, mais que o dobro do investimento realizado em 2020, que foi de R$ 24 milhões. O número de propostas beneficiadas pelos editais também subiu em 2022, alcançando 145 projetos, recorde na história da empresa e equivalente a quase o dobro de 2021, quando 74 propostas foram beneficiadas.

Além disso, a RioFilme está preparando o mapeamento da estrutura do audiovisual disponível no Rio de Janeiro. Na área do site dedicada ao Mercado Audiovisual Carioca, os interessados poderão consultar informações estratégicas para o setor, como número de produtoras em atividade na cidade, proporção do mercado por segmento e outros índices fundamentais para entender o cenário e prospectar estratégias voltadas ao crescimento do mercado do Rio de Janeiro.

Segundo o Relatório Film in Rio, que consta do Observatório, em 2022, o município autorizou 7.174 diárias de filmagem, com média de 19 equipes gravando por dia no município. Outros dados indicam que a região mais filmada da cidade é a zona sul, seguida das zonas norte e oeste. Além disso, a ferramenta mapeou a origem das equipes que escolhem o Rio como destino cinematográfico, revelando que, 76,11% das produtoras são cariocas e 21,89% vêm de São Paulo.

Por meio do Observatório Audiovisual Carioca, também é possível analisar tendências do mercado quanto ao tipo de obra que tem ganhado força no ambiente produtor. Em 2022, as séries preponderavam, com mais de 40% das filmagens realizadas no município, porém, em 2023, os longas-metragens e as séries ganharam mais espaço, com 26,36% e 24,88% das filmagens, respectivamente.

Essa nova ferramenta promete trazer mais transparência e informações valiosas para o mercado audiovisual carioca, auxiliando na tomada de decisões estratégicas e impulsionando o crescimento da indústria cinematográfica da cidade do Rio de Janeiro.

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