Igreja de São Francisco de Paula, no Rio de Janeiro, pede ajuda para localizar ostensório furtado que faz parte de seu acervo histórico

No último sábado (4), a Igreja de São Francisco de Paula, situada no Largo São Francisco, no centro do Rio de Janeiro, foi vítima de um furto. A peça sacra roubada trata-se da parte superior de um ostensório do século 19, com cerca de 1m40 de altura. O objeto, que estava em exposição na galeria da igreja, foi levado por um homem que já foi detido, porém, a parte superior do ostensório, onde se encontram o resplendor e a luneta, não foi recuperada. A base do ostensório foi encontrada no pátio da igreja, após o criminoso danificar o objeto.

A comunidade local, assim como comerciantes e moradores das redondezas, estão se mobilizando para ajudar a localizar a parte desaparecida do ostensório. Grupos têm divulgado imagens para auxiliar nas investigações. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico da Polícia Federal.

O furto ocorreu por volta das 15h do último sábado. O ostensório é uma peça de liga metálica com pedras semipreciosas e é utilizado para a adoração da hóstia pelos fiéis. Vale ressaltar que o acervo da Igreja de São Francisco de Paula é tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde 1938 e foi inventariado em 2001.

Para auxiliar nas investigações, fotos e a ficha do ostensório, que fazem parte do Inventário Nacional de Bens Móveis e Integrados, foram encaminhados à Polícia Federal. Vale destacar que a igreja, construída seguindo o estilo neoclássico, é uma das maiores do Rio de Janeiro e é bastante procurada para a realização de cerimônias de casamento. Aliás, sua inauguração contou com a presença de Dom Pedro 2º e da imperatriz Teresa Cristina.

Ainda não há informações sobre o paradeiro da parte superior do ostensório furtado. A igreja espera contar com a colaboração da população e das autoridades para que a peça seja devolvida e o responsável pelo furto seja devidamente punido.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo