Primeiro Dia de Finados em São Paulo com cemitérios privados terá missas, shows e distribuição de brindes

No primeiro Dia de Finados após a concessão dos cemitérios públicos à iniciativa privada, a cidade de São Paulo terá uma programação especial para os visitantes. Além das tradicionais missas, haverá diversas atrações, como chuva de pétalas, shows e distribuição de brindes. O feriado, que acontece na quinta-feira, contará também com espaços reservados para cultos de diferentes religiões, reforço na orientação do público e serviços de saúde.

Desde março deste ano, os 22 cemitérios públicos da cidade, incluindo o crematório da Vila Alpina, estão sob a administração da iniciativa privada, por meio de uma concessão de 25 anos. São quatro concessionárias responsáveis pela operação dos blocos de cemitérios, cada uma delas oferecendo atrações especiais.

A Consolare, por exemplo, administra os cemitérios da Consolação, Quarta Parada, Santana, Tremembé, Vila Formosa 1 e 2, e Vila Mariana. A concessionária irá oferecer missas em parceria com igrejas católicas locais e distribuirá sementes de plantas como brinde para as famílias que atualizarem seus cadastros.

O Grupo Maya, responsável pelos cemitérios Campo Grande, Lageado, Lapa, Parelheiros e Saudade, também terá missas ao longo do dia.

A concessionária Cortel, que opera as unidades Dom Bosco, São Paulo, Vila Nova Cachoeirinha, Araçá e Santo Amaro, anunciou a conclusão de reformas nas duas últimas unidades.

O Cemitério Araçá, na zona oeste, terá uma chuva de pétalas na capela principal da necrópole, além de contar com violinistas e saxofonistas nas cinco unidades administradas pela concessionária. As atividades religiosas se dividem entre missas e cultos protestantes, além de um ato ecumênico no Cemitério São Luiz.

A Velar SP é responsável pelos cemitérios da Freguesia do Ó, Itaquera, Penha, São Luiz, São Pedro e Vila Alpina (crematório). A concessionária ampliará suas equipes de limpeza, manutenção, segurança e informações para receber o público de Finados. Além disso, nos cemitérios São Luiz, São Pedro e Itaquera, a Velar SP oferecerá serviços de aferição de pressão e testes de glicemia.

A programação religiosa de cada unidade conta com uma série de missas em diferentes horários, além de cultos e atos ecumênicos. Os horários estão disponibilizados para que os visitantes possam se programar e participar das cerimônias de acordo com suas crenças e tradições.

Com essa programação diversificada e atrativa, espera-se que o Dia de Finados na cidade de São Paulo seja um momento de reflexão, fé e homenagem aos entes queridos que já se foram. A iniciativa privada, por meio das concessionárias, está empenhada em oferecer uma experiência positiva para os visitantes, garantindo conforto e opções de celebrações religiosas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo