Interesse dos estudantes por disciplinas de sustentabilidade triplica no segundo semestre, revela pesquisa.

O interesse dos estudantes por matérias ligadas à sustentabilidade aumentou mais de três vezes no segundo semestre deste ano. Isso porque o Governo de São Paulo está oferecendo disciplinas eletivas sobre o tema para alunos da rede estadual de ensino. De acordo com dados divulgados recentemente, mais de 7 mil alunos se inscreveram para as disciplinas até o momento.

O programa, que é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e a Secretaria da Educação (Seduc), oferece três disciplinas específicas: “Guardiãs e guardiões da água”, “Água e mudança climática” e “Água, energia e alimentos”. Essas matérias são destinadas tanto a alunos do ensino fundamental quanto do ensino médio.

Um exemplo do impacto positivo dessas disciplinas pode ser observado na fala de Ryan dos Santos, aluno de 12 anos da Escola Estadual Desembargador Edgard de Moura Bittencourt, em Carapicuíba, na Grande São Paulo. Ryan conta que tem colocado em prática em sua casa os ensinamentos que aprende nas aulas, como aproveitar a água da máquina e da chuva para lavar o carro, desligar o chuveiro enquanto usa sabonete ou shampoo no banho e não jogar lixo na beira dos rios.

O interesse dos alunos pelas disciplinas tem sido tão grande que o número de inscritos triplicou no segundo semestre. No primeiro semestre, 1.775 alunos de 59 escolas estaduais se inscreveram nas disciplinas. Já para o segundo semestre, o número de inscritos ultrapassou a marca de 5,4 mil estudantes de 148 escolas.

A professora Maria Helena Lazzarin, que ministra as aulas de Ryan na escola Edgard de Moura Bittencourt, explica que os alunos têm participado ativamente do conteúdo das disciplinas eletivas. Segundo ela, os estudantes são incentivados a se tornarem protagonistas do aprendizado, com os professores atuando como apoio para o desenvolvimento das ideias dos alunos.

As disciplinas são ministradas de forma semestral e divididas em três turmas diferentes: uma para o sexto e sétimo ano do ensino fundamental, outra para o oitavo e nono ano também do ensino fundamental e uma última para os alunos do ensino médio.

Quem quiser saber mais sobre as ações do Governo de São Paulo relacionadas à defesa do meio ambiente e à sustentabilidade pode acessar o Portal de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. Lá, é possível encontrar dicas e informações sobre as iniciativas do estado nessa área.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo