Ministro da Educação culpa empresa contratada por erros em locais de prova do Enem

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), anunciou hoje que os erros nos locais de prova do Enem foram causados pela empresa contratada para a aplicação do exame. Conforme já havia sido confirmado pelo governo, cerca de 50 mil inscritos no Enem 2023 foram alocados em locais distantes de suas residências e terão a oportunidade de realizar as provas em outra data.

Após a divulgação dos locais de prova, houve uma série de reclamações por parte dos estudantes. De acordo com o ministro, os custos relacionados à alocação desses candidatos em outros lugares serão de responsabilidade da empresa contratada para a aplicação do exame.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação, é responsável pelo Enem. O ministro Santana, juntamente com o presidente do Inep, Manuel Palácios, abordaram esse assunto durante o anúncio dos dados de 2022 do Enade, a avaliação federal realizada por concluintes do ensino superior.

A instituição vencedora da licitação para a aplicação do exame foi o Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), uma associação civil sem fins lucrativos. Manuel Palácios esclareceu que também houve casos em que os próprios inscritos cometeram erros, como na escolha da cidade em que fariam a prova.

Alguns estudantes relataram que, logo após a divulgação dos locais de prova, se depararam com distâncias superiores a 40 km. Essa situação levou alguns candidatos a cogitarem desistir de realizar o exame, que é a principal porta de entrada para o ensino superior público do país.

Apesar disso, o edital do Enem assegura que os participantes realizem a prova em locais que estejam, no máximo, a 30 km de suas residências. Diante dos problemas enfrentados pelos inscritos prejudicados, o Inep divulgou que eles terão a oportunidade de fazer o exame nos dias 12 e 13 de dezembro, sendo que as provas regulares serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro.

Os interessados em realizar o Enem em dezembro devem fazer um pedido específico através da página do participante, no período de 13 a 17 de novembro, para que suas solicitações sejam analisadas pelo sistema. Essa medida visa garantir que esses candidatos tenham a chance de realizar o exame de maneira adequada e justa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo