Brasil conquista 125 medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, ficando em segundo lugar no quadro de medalhas.

Com o término dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, no último domingo (05/11), o Brasil encerrou sua participação com um total de 125 medalhas, sendo 41 de ouro, 41 de prata e 43 de bronze. O país ficou na segunda colocação na classificação geral, atrás apenas dos Estados Unidos, que conquistou 173 medalhas.

Os atletas do ABC paulista também tiveram destaque na competição, contribuindo para o sucesso da delegação brasileira. Dos 29 participantes nascidos ou que treinam na região, 15 conquistaram medalhas.

No Skate Park, a skatista Raicca Ventura, de Santo André, brilhou e conquistou a medalha de prata. Após uma queda na primeira volta, Raicca se recuperou na última volta e obteve uma pontuação de destaque, garantindo seu lugar no pódio ao lado da canadense Fey Ebert, que levou o ouro, e da americana Bryce Wettstein, que ficou com o bronze.

Na ginástica artística, a equipe masculina do ABC conquistou a medalha de bronze na competição por equipes. Arthur Nory, Diogo Soares, Bernardo Miranda, Patrick Sampaio e Yuri Guimarães, todos de São Caetano, fizeram bonito e garantiram um lugar no pódio.

Na natação, a atleta Alexia Assunção, que treina em São Bernardo, conquistou o bronze no nado costas 200m. Com um tempo de 2 minutos, 13 segundos e 31 centésimos, Alexia fez uma excelente prova e subiu ao pódio.

No boxe, Luiz Oliveira “Bolinha”, de São Caetano, foi medalhista de bronze na categoria até 57kg. Com vitórias convincentes sobre o canadense Victor Tremblay e o uruguaio Lucas Garcia, Luiz mostrou seu talento e garantiu um lugar no pódio.

No taekwondo, Maria Clara Pacheco, de 20 anos, conquistou a prata na categoria até 57kg. Apesar de uma luta equilibrada contra a canadense Skylar Park, Maria Clara acabou sendo superada no round de desempate, mas mostrou toda sua habilidade e garra.

No basquete feminino, a seleção brasileira sagrou-se campeã ao derrotar a Colômbia por 50 a 40 na final. O time contou com a participação de Carina dos Santos e Vanessa Sassá, ambas de Santo André, e conquistou a medalha de ouro e o bicampeonato dos Jogos Pan-Americanos.

No tênis de mesa, o destaque ficou por conta da dupla Bruna Takahashi e Vitor Ishiy, ambos de São Caetano. Amigos de infância, eles conquistaram a medalha de prata nas duplas mistas e garantiram vaga para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. As irmãs Bruna e Giulia Takahashi também brilharam na competição, conquistando a prata na disputa de duplas femininas.

Na prova dos 100m do atletismo, Felipe Bardi, que treina no ABC, conquistou a medalha de prata com um tempo de 10 segundos e 31 centésimos.

Nas próximas finais, Bruna Takahashi e Hugo Calderano, ambos de São Caetano, terão a chance de disputar vaga na final individual de tênis de mesa. Além disso, as equipes feminina e masculina da modalidade terão jogos decisivos pela competição por times.

Com uma participação de destaque no Pan-Americano, os atletas do ABC demonstraram todo seu talento e garra, representando a região e o Brasil de forma brilhante.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo