Roger Waters, fundador do Pink Floyd, emociona-se ao falar sobre música e política em entrevista para TV brasileira.

Nesta terça-feira (24), o programa Dando a Real com Leandro Demori, talkshow da TV Brasil, recebeu um convidado internacional ilustre: Roger Waters, músico inglês e fundador da banda Pink Floyd. Essa foi a primeira vez que ele concedeu uma entrevista para uma emissora brasileira nesta temporada, durante sua turnê de sete shows pelo Brasil.

Aos 80 anos, Waters demonstrou grande comprometimento político em sua conversa com o jornalista, defendendo que os artistas devem utilizar sua voz para se posicionar contra as guerras e as injustiças. Ele expressou profunda tristeza em relação ao conflito entre Israel e o grupo palestino Hamas, que controla a região da Faixa de Gaza, no Oriente Médio, e afirmou que é crucial combater o genocídio que está ocorrendo na região.

“Na minha opinião, é fundamental seguir nossas convicções políticas, principalmente quando elas são baseadas em humanismo. É muito importante defender e dizer: pare o genocídio em Gaza. Eu estou quase chorando, sentado agora nesse estúdio de TV. Meu coração não está aqui em Brasília, está lá [em Gaza]”, declarou Waters com emoção.

Durante a entrevista, o músico também destacou a importância do diálogo e da compreensão mútua para enfrentar os desafios da humanidade. Ele encorajou as pessoas a se sentarem e conversarem como se estivessem em um bar, para promover um entendimento mais profundo das questões atuais.

Outro assunto abordado foi o caso do ativista Julian Assange, preso em 2019 por divulgar documentos confidenciais do governo dos Estados Unidos. Waters revelou que visitou Assange recentemente e expressou sua indignação com a continuidade da custódia, classificando-a como “repugnante”.

O músico também teve um momento de emoção ao falar sobre sua banda, o Pink Floyd, e seus álbuns conceituais icônicos, como “The Wall” (1979) e “The Dark Side of the Moon” (1973), que completou 50 anos em 2023 e entrou para a história da música. Waters se emocionou ao ouvir o relato do jornalista sobre a perda de seu pai no ano passado, revelando que pouco antes de falecer, ele colocou um dos álbuns da banda para que ele pudesse ouvir, mesmo estando inconsciente.

No final da entrevista, o apresentador Leandro Demori ressaltou a importância desse bate-papo, afirmando que foi a primeira vez que Roger Waters concedeu uma entrevista na América Latina e que ele tem sido bastante seletivo nesse sentido.

O programa Dando a Real com Leandro Demori, com a participação especial de Roger Waters, será transmitido às 22h de hoje, na TV Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo