Trem dos Vales retoma as viagens após passagem de ciclone extratropical e apoia municípios gaúchos atingidos pelas chuvas

O Trem dos Vales, um dos principais atrativos turísticos do Rio Grande do Sul, retomou suas operações após um período de suspensão devido à passagem de um ciclone extratropical que causou destruição em várias regiões do estado. O passeio, que parte de Muçum e segue até Parobé, ocorrerá aos finais de semana e feriados até o dia 17 de dezembro. Parte da arrecadação dos bilhetes vendidos será revertida para os municípios gaúchos afetados pelas chuvas.

O passeio pelo Vale do Taquari, apesar das marcas deixadas pelas enchentes de setembro, oferece aos turistas paisagens deslumbrantes, pontes icônicas e túneis. O trajeto pode ser feito tanto de Muçum a Parobé, quanto no sentido contrário, partindo de Parobé a Muçum. A viagem, que dura em média 2h30min, passa pelas cidades de Muçum, Vespasiano Corrêa, Dois Lajeados e Guaporé, que fazem parte da Ferrovia do Trigo, importante rota de transporte da região Sul do país.

Ao longo dos 46 quilômetros de trilhos, o trem atravessa 23 túneis e 15 viadutos, sendo o V13 (Viaduto do Exército Brasileiro) o destaque. Com 143 metros de altura e 509 metros de extensão, o viaduto é considerado o mais alto da América Latina e um dos maiores do mundo. Além disso, os passageiros também têm a oportunidade de passar pelos viadutos Pesseguinho e Mula Preta, que proporcionam a sensação de “flutuar” sobre os trilhos por serem vazados.

A paisagem ao redor do trajeto é de tirar o fôlego, com imponentes montanhas que se estendem até onde os olhos podem alcançar. O coordenador do Trem dos Vales, Rafael Fontana, destaca a peculiaridade do viaduto Mula Preta: um viaduto vazado, todo em curva, sem proteção lateral e sem piso de concreto. A estrutura de metal sustenta os dormentes e trilhos, criando a sensação de estar flutuando sobre a exuberante natureza da região.

Outro destaque da viagem é o túnel de Dois Lajeados, com 2,3 km de extensão, que proporciona aos passageiros uma travessia de cerca de 5 minutos em plena escuridão. O passeio ocorre duas vezes ao dia, com saída de Guaporé a Muçum às 9h e de Muçum a Guaporé às 14h30. O retorno pode ser feito por meio de transporte rodoviário.

As datas disponíveis para o passeio são: 22, 28 e 29 de outubro; 2, 3, 4, 5, 11, 12, 15, 18, 19, 25 e 26 de novembro; e 2, 3, 9, 10, 16 e 17 de dezembro. O valor do bilhete para maiores de 6 anos é de R$ 154 e o transporte de retorno rodoviário custa R$ 24. Para mais informações, é possível acessar o site do Trem dos Vales.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo