Círio de Nazaré movimenta Belém com milhares de fiéis de outras regiões e países, impulsionando setor hoteleiro e casas dos belenenses.

A cidade de Belém está em clima de festa para a procissão do Círio de Nazaré, que celebra a padroeira do Pará, Nossa Senhora de Nazaré. Com 231 anos de tradição, essa é considerada a procissão mais importante do estado. O evento ocorrerá neste domingo (8), mas os festejos já começaram na terça-feira (3) e estão movimentando não apenas a cidade, mas também o setor hoteleiro e as casas dos belenenses.

Os peregrinos estão vindo de diferentes estados e até de outros países para participar dessa festa religiosa. A estimativa é de que mais de 80 mil devotos estejam presentes, além de milhares de fiéis vindos do interior do estado. É um momento de fé e devoção, que mobiliza não apenas os religiosos, mas também os curiosos e os turistas.

A programação teve início com uma missa na Basílica Santuário, que oficializou os festejos. Durante a semana, já ocorreram vigílias, missas e o preparativo para as romarias, que serão realizadas neste sábado (6). As romarias acontecerão tanto pela estrada, saindo da cidade de Ananindeua às 5h30, quanto pelos rios, a partir do distrito de Icoaraci às 9h. Para os que estão de moto, a romaria partirá da Praça Pedro Teixeira às 11h30.

No sábado também será realizada a Procissão da Trasladação, onde a imagem original da padroeira descerá do altar da Basílica Santuário e seguirá um trajeto inverso ao da procissão do Círio, que ocorrerá no domingo. A partir das 17h30, milhares de fiéis acompanham a imagem até a Catedral de Belém, pagando suas promessas e entoando cânticos.

A grandiosidade do Círio de Nazaré é evidente não apenas nas manifestações religiosas, mas também na ocupação hoteleira da região. Os hotéis de Belém já estão com uma média de ocupação de 85%, sendo que nos hotéis localizados próximo ao percurso da procissão, a taxa é de 100%. No entanto, muitos devotos e turistas são hospedados nas casas de parentes e amigos, como é o caso da professora Ana Dora Florenzano de Souza, que já está com sua casa cheia de hóspedes que vieram de outros estados para os festejos.

A expectativa é de que mais de 2,5 milhões de pessoas participem da procissão do Círio de Nazaré neste ano. A festa vai além da fé, é uma tradição que reúne pessoas de diferentes lugares e é motivo de confraternização e devoção. A Basílica de Nazaré é um local sagrado que atrai as pessoas para agradecer e manifestar sua fé.

A prefeitura de Belém decretou ponto facultativo na segunda-feira (9), dia seguinte à procissão, para os órgãos municipais. No entanto, os serviços essenciais à população serão mantidos, como os de saúde, que funcionarão normalmente. Além disso, outros serviços municipais, como coleta de lixo, mercados, cemitérios e a Guarda Municipal, não serão afetados.

Essa é uma festa que envolve tradição religiosa, devoção, turismo e união da comunidade. O Círio de Nazaré é um evento único e marcante para a cidade de Belém, que se prepara com muita alegria e fé para receber todos os participantes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo