Sul do Brasil enfrenta novos dias de temporal e ciclone após graves enchentes e mortes.

Após as fortes chuvas que atingiram o Sul do país no começo do mês, o estado do Rio Grande do Sul se prepara para enfrentar novos dias de temporal e ciclone a partir da noite desta terça-feira (26), com efeitos ao menos até quarta-feira (27). Até o momento, o estado contabiliza um balanço trágico: 49 mortes, 9 desaparecidos, 3.130 pessoas resgatadas, 5.177 desabrigados e 22.203 desalojados, impactando quase 393 mil pessoas.

Imagens de satélite capturadas pela Planet, com alertas da SCCON Geospatial para o programa Brasil Mais, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, mostraram as áreas de algumas cidades afetadas antes e depois das intensas chuvas. Em Muçum, cidade com o maior número de mortes no estado, é possível ver o transbordo do rio Taquari e a lama atingindo casas. Familiares das vítimas não puderam velar ou enterrar entes queridos à época, e as cerimônias foram feitas em Vespasiano Corrêa, cidade vizinha.

Taquari, outra cidade atingida, está com avisos de risco de enxurrada e inundação emitidos pela Defesa Civil. Outras 11 cidades do Vale do Taquari também receberam alertas. Já Encantado, que registrou uma das mortes do estado neste mês, se tornou a sede das ações do governo do RS para informações e logística de reconstrução após as chuvas. A cidade foi uma das mais afetadas pelas cheias, que causaram danos significativos.

Em General Câmara, o nível do rio Jacuí continua alto, 2,35 metros acima do nível normal, de 5 metros. O registro na barragem de Amarópolis chegou a 8,12 metros em 18 de setembro. A cidade, que possui cerca de 7.612 habitantes e fica a 80 km de Porto Alegre, também foi impactada pelas chuvas do começo do mês.

As imagens de satélite mostram cenários desoladores com a presença de lama nas ruas e transbordo dos rios, evidenciando a gravidade da situação enfrentada pelo estado do Rio Grande do Sul. As autoridades continuam monitorando a situação e realizando esforços para auxiliar as vítimas e minimizar os danos causados pelas chuvas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo