Quinto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2023 já está disponível para consulta

O quinto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2023 já está disponível para consulta. Além disso, esse lote também contempla restituições residuais de exercícios anteriores. Para verificar se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

O crédito bancário para os aproximadamente 1,2 milhão de contribuintes será realizado na próxima sexta-feira (29), totalizando o valor de R$ 1.965.610.737,14. Dentre esse montante, cerca de R$ 507.782.232,72 são destinados a contribuintes com prioridade. Essa prioridade abrange 7.402 idosos acima de 80 anos, 57.572 contribuintes com idades entre 60 e 79 anos, 6.847 contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave, 19.864 contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério e 141.577 contribuintes que, apesar de não possuírem prioridade legal, receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.

Além disso, 1.027.838 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 15 de setembro também foram contemplados no quinto lote.

O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na declaração de imposto de renda, seja de forma direta ou por indicação de chave PIX. Caso haja algum problema com o crédito, como por exemplo a conta informada estar desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ou pela Central de Relacionamento BB.

Caso o contribuinte não resgate o valor da restituição no prazo de um ano, ele deverá fazer o requerimento pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Segundo a Receita Federal, entre os meses de março e setembro deste ano, foi recebido um total de 43.481.995 declarações do IRPF 2023, com ano-base 2022. Dentre essas declarações, 1.366.778 foram retidas em malha fiscal, representando 3,1% do total. Das declarações retidas em malha, 954.814 são declarações com resultado de imposto a restituir, 386.102 são declarações com resultado de imposto a pagar e 25.962 declarações apresentam resultado zero.

Os principais motivos de retenção em malha fiscal neste ano são as deduções, principalmente as despesas médicas, que correspondem a 58,1% das retenções. Outros motivos incluem a omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual, divergências nos valores de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) informados e declarados, além de deduções do imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados e divergências entre os valores declarados de carnê-leão e imposto complementar e os valores efetivamente recolhidos.

O contribuinte que ainda não verificou a disponibilidade da sua restituição e está na expectativa do seu pagamento, deve acessar a página da Receita Federal e seguir os passos mencionados anteriormente para consultar a Restituição do IRPF 2023.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo