A Comissão ouvirá o ministro da Educação para discutir questões relacionadas à pasta.

Na próxima quarta-feira (6), o ministro da Educação, Camilo Santana, participará de uma audiência pública promovida pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. A solicitação da audiência partiu dos deputados Evair Vieira de Melo (PP-ES), Junio Amaral (PL-MG) e Nikolas Ferreira (PL-MG), que têm nove requerimentos a serem discutidos com o ministro.

Dentre os assuntos a serem abordados, está a Portaria 665/23, que trata sobre a utilização de banheiros, dormitórios, vestiários e demais espaços segregados por gênero de acordo com a identidade de gênero individual, proposta pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Além disso, serão discutidas as políticas de alfabetização, o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, a limitação de novos cursos de Medicina em regiões carentes de médicos, a suspensão da implementação do novo ensino médio por 60 dias, a inclusão do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na Comissão Nacional de Educação do Campo e os critérios normativos para seleção dos representantes dos órgãos e entidades que compõem a comissão.

Outros temas importantes a serem debatidos são a criação de um curso de Medicina exclusivo para assentados do MST em universidade federal, o processo de desmobilização do pessoal das Forças Armadas lotado nas unidades educacionais vinculadas ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares e o bloqueio de aproximadamente R$ 332 milhões no Ministério da Educação.

A audiência pública acontecerá logo após a reunião deliberativa da comissão, que está marcada para as 10h30, no plenário 9. Os deputados terão a oportunidade de questionar o ministro e obter esclarecimentos sobre os assuntos propostos nos requerimentos.

É importante ressaltar que a audiência é uma forma de garantir a transparência e a prestação de contas do Ministério da Educação perante a Câmara dos Deputados. Os parlamentares têm o papel de fiscalizar as ações do governo e buscar informações que possam contribuir para a melhoria da educação no país.

Para mais informações sobre a pauta completa da audiência pública, os interessados podem acessar o site da Câmara dos Deputados. Acompanhe as discussões e fique por dentro do que está acontecendo no cenário educacional brasileiro. A educação é um direito fundamental e todos devem se envolver para o seu aprimoramento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo