A Concessionária dá início às obras de reforma do Cemitério da Quarta Parada. Melhorias serão realizadas para oferecer mais conforto e tranquilidade aos visitantes.

A Consolare, concessionária responsável pela gestão de um bloco de cemitérios municipais em São Paulo, está realizando uma série de obras no Cemitério da Quarta Parada, localizado na zona leste da capital paulista. Com mais de 128 anos de história, o cemitério, também conhecido como “do Brás”, é um dos mais importantes da cidade e, antes da concessão, enfrentava problemas de vandalismo e abandono.

Segundo Maurício Costa, CEO da Consolare, o Cemitério da Quarta Parada possui um valor histórico e afetivo significativo para os moradores da região. Ele ressalta o compromisso da concessionária em transformar o local em um espaço moderno, acolhedor e funcional, que honre a memória das pessoas ali sepultadas e ofereça conforto às famílias e à comunidade.

A concessionária planeja concluir a revitalização do cemitério até o final de dezembro de 2023. Com um investimento estimado em R$ 10 milhões, as obras incluirão não apenas melhorias obrigatórias, mas também outras que visam proporcionar uma experiência mais qualitativa aos visitantes.

Dentre as benfeitorias previstas, está a pintura e revitalização da fachada, além da climatização das salas de velório e espaços comuns, para garantir um ambiente confortável e respeitoso. Além disso, será feita a readequação de quase 67 mil m² de pavimentação, revitalização e readequação de espaços internos, e reforma e readequação de espaços externos, incluindo a revitalização de muros.

Uma demanda antiga da família dos sepultados no Cemitério da Quarta Parada, a vigilância, também será atendida com a colocação de concertina nos muros e a instalação de circuito fechado de televisão (CFTV), visando combater o vandalismo e os furtos de materiais em bronze, placas e portas de jazigos.

Além das melhorias físicas, a Consolare irá inaugurar duas novas salas de velório, devido à insuficiência das atuais, e um memorial de despedida para famílias que optem pela cremação de seus entes queridos. Também será disponibilizado wi-fi gratuito no local.

Apesar de muitas vezes ser esquecido, o Cemitério da Quarta Parada possui grande relevância histórica. Lá, podem ser encontrados imponentes mausoléus construídos entre o final do século 19 e as primeiras décadas do século 20. Além disso, personalidades históricas, como Vicente Matheus, ex-presidente do Corinthians, e Enéas, ex-jogador da Portuguesa de Desportos, estão sepultadas no local.

O cemitério também conta com figuras curiosas, como a Domadora de Leões, cujo mausoléu ostenta um leão de concreto em sua homenagem, e Felisbina Müller, cujo corpo foi exumado três vezes e permanece intacto, sendo atribuídos a ela vários milagres e considerada a “santa protetora dos vestibulandos”.

Com as obras em andamento, o Cemitério da Quarta Parada se transformará em um espaço revitalizado, preservando sua história e proporcionando conforto aos visitantes e às famílias enlutadas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo