Presidente do IBGE se reúne com Dilma Rousseff na China para discutir possíveis parcerias com o Novo Banco de Desenvolvimento.

O presidente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Marcio Pochmann, anunciou nesta quinta-feira (21) que se reuniu em Xangai com a ex-presidente Dilma Rousseff, atual presidente do NBD (Novo Banco de Desenvolvimento), para discutir possíveis parcerias entre o órgão de pesquisas e o banco dos Brics.

Pochmann divulgou uma foto do encontro com Dilma em suas redes sociais, porém, não detalhou o conteúdo das possíveis parcerias. Durante sua estadia na China, o presidente do IBGE também se reuniu com autoridades na área de estatísticas, mas até o momento não há registros da viagem no site oficial do instituto.

Segundo Pochmann, essa iniciativa faz parte do processo de internacionalização do IBGE, que busca reposicionar o instituto no exterior, estabelecer novas parcerias e fortalecer os laços com as principais instituições análogas do mundo. O presidente ressaltou a importância de construir um IBGE democrático e participativo, inserido no contexto internacional.

Além disso, o economista mencionou o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Assembleia-Geral da ONU, chamando-o de “arrebatador”. Pochmann é ligado ao PT e foi indicado por Lula para assumir a presidência do IBGE, o que gerou contestações por parte de alguns pesquisadores.

Dentre os críticos, destacam-se aqueles que relembram a passagem de Pochmann pelo comando do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) entre 2007 e 2012, período marcado por polêmicas e acusações de aparelhamento político.

No entanto, um grupo de pesquisadores saiu em defesa da indicação de Pochmann para o IBGE, elogiando sua trajetória acadêmica. Vale ressaltar que o economista assumiu a presidência do instituto após o início das divulgações do Censo Demográfico 2022, cuja nova publicação sobre idade e sexo da população brasileira foi adiada e ainda não teve sua nova data divulgada.

Em suma, essa reunião entre Marcio Pochmann e Dilma Rousseff representa um passo importante para a busca de parcerias internacionais para o IBGE e reforça os laços entre o instituto de pesquisas e o NBD. Resta aguardar a divulgação de mais informações sobre as possíveis colaborações e acompanhar os desdobramentos dessa iniciativa no âmbito do órgão.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo