Preparativos tumultuados marcam encontro entre Lula e Macron em Belém; ruas interditadas e expectativa por manifestações na cidade

Os preparativos para o encontro entre o ex-presidente Lula e o presidente francês Macron despertaram a curiosidade da população e estão causando transtornos na cidade. Ruas por onde passarão os comboios devem ser fechadas, gerando expectativa de congestionamentos. Além disso, a cidade já estava movimentada devido às quatro manifestações de trabalhadores programadas para o mesmo dia, incluindo a dos motoristas de Uber.

Desde cedo, as ruas já estavam tomadas pelo policiamento, com bloqueios em vários trechos e rondas de barcos da Marinha e da Polícia Federal na baía por onde passarão os líderes de Estado. O encontro entre Lula e Macron está previsto para ocorrer pouco depois das 16h, em Belém, com foco na agenda bilateral, sobretudo em questões de sustentabilidade e sobre a COP30 que acontecerá no próximo ano na capital paraense.

Após visitarem a linha de produção de cacau e chocolates sustentáveis na Ilha do Combu, onde enfrentaram a lama das chuvas tropicais, os presidentes se reunirão com lideranças indígenas, momento em que Macron vai condecorar o líder Raoni com a “Légion d’honneur”. Essa é a condecoração máxima da nação francesa e homenageia méritos militares ou civis de uma personalidade.

Após a programação em Belém, os presidentes seguirão para o Rio de Janeiro, onde participarão da cerimônia de lançamento do submarino Tonelero. A agenda do francês no Brasil promete ser intensa e cheia de surpresas, incluindo caminhadas na Avenida Paulista em São Paulo e até pela Praça dos Três Poderes em Brasília. A viagem de três dias promete ser repleta de acontecimentos marcantes e de relevância política e internacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo