Milícias cobravam ‘taxa de segurança’ de empresas de construção civil e lavavam dinheiro através de rede bancária, revela investigação

Na última semana, uma grande operação policial foi realizada no Rio de Janeiro com o objetivo de desmantelar a base bélica e financeira de uma milícia que atuava na zona oeste da cidade. Um dos principais alvos da operação era Luis Antônio da Silva Braga, conhecido como ‘Zinho’, que era tido como líder do grupo criminoso.

Durante a ação, os policiais conseguiram apreender um arsenal de armas, incluindo um fuzil, três pistolas e um simulacro de arma, além de R$ 3 mil em dinheiro, celulares, computadores e documentos. As buscas foram realizadas em 17 endereços localizados em bairros como Campo Grande, Paciência, Cosmos, Sepetiba, Santa Cruz e Recreio dos Bandeirantes, todos considerados redutos da milícia.

De acordo com as investigações, os milicianos estariam cobrando “taxas de segurança” mensais de grandes empresas de construção civil, e o dinheiro arrecadado seria lavado por meio de uma rede de contas bancárias. Além disso, a operação resultou na prisão de um grande número de suspeitos ligados ao grupo.

Além dessa investigação, no início de dezembro, outra operação policial realizada em conjunto com a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e órgãos paraguaios prendeu 19 pessoas suspeitas de vender 43 mil armas para facções brasileiras. Foi identificado que o grupo comprava pistolas, fuzis, rifles, metralhadoras e munições de fabricantes europeus, movimentando cerca de R$ 1,2 bilhão em três anos.

As armas eram importadas da Europa por uma empresa sediada no Paraguai, onde eram raspadas e entregues a grupos de intermediários que atuavam na fronteira do Brasil. Posteriormente, as armas eram revendidas às principais facções brasileiras, o que preocupou as autoridades de segurança pública.

Essas operações demonstram o compromisso das forças policiais em desarticular grupos criminosos que representam uma ameaça à segurança da sociedade. A eficácia das ações policiais e os resultados obtidos são fundamentais para a manutenção da ordem pública e o combate ao crime organizado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo