Fuga de detentos em complexo penitenciário de Guayaquil eleva estado de alerta na cidade do Equador

Há uma grave crise de segurança na cidade portuária de Guayaquil, no Equador, que se aproxima de completar uma semana e atingiu um novo patamar na última sexta-feira (12), com a fuga de pelo menos seis detentos de uma prisão na região. A situação tornou-se ainda mais alarmante pelo fato de os fugitivos serem de um complexo penitenciário dominado pela facção Los Choneros, que está associada ao atual estado de exceção vivido pelo país. Esta facção, liderada por Fito, já havia registrado a fuga de seu líder no dia 7 de janeiro, e a gravidade da situação é reforçada por relatos de que ele pode estar na vizinha Colômbia.

Os detentos fugiram de duas prisões no mesmo complexo, sendo que pelo menos dois deles já foram localizados pela polícia, que mobilizou helicópteros e policiais em motos para reforçar a segurança na região. Além disso, a prisão do Litoral abriga alguns dos líderes do narcotráfico mais perigosos do Equador, contribuindo para a sensação de insegurança na cidade.

O aumento da violência e do tráfico de drogas no Equador tem sido motivo de preocupação nos últimos anos, com os cartéis de drogas da Colômbia e do México estabelecendo conexões no país. Nas prisões equatorianas, os narcotraficantes utilizam esses locais como centros de operações, conduzindo atividades criminosas e ordenando assassinatos. Além disso, a população civil e empresas têm sido alvo de práticas de extorsão conhecidas como “vacunas”.

A crise de segurança em Guayaquil tem gerado desinformação e pânico na população, agravada pela fragilização da imprensa independente local, que sofreu com o fechamento de veículos de comunicação durante a pandemia de coronavírus. Além disso, grupos criminosos mantêm reféns, incluindo guardas de prisões e funcionários administrativos.

Diante desse cenário, a Organização das Nações Unidas (ONU) pediu que o governo do recém-empossado Daniel Noboa enfrente a crise de forma proporcional, respeitando o direito internacional e os direitos humanos. Já a Organização dos Estados Americanos (OEA) condenou as ações violentas dos grupos criminosos armados.

A situação em Guayaquil demanda medidas urgentes e efetivas por parte das autoridades, visando restabelecer a segurança na cidade e enfrentar a influência dos cartéis de drogas. Enquanto isso, a população vive sob o clima de insegurança e incerteza, aguardando por soluções que possam garantir a paz e a estabilidade na região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo