Duas baleias mortas encontradas no litoral norte de SP levantam suspeitas sobre causa do óbito

Duas baleias foram encontradas mortas no entorno da Ilha Anchieta, em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, na tarde de terça-feira, 12. Uma delas, que media cerca de 12 metros, foi rebocada nesta quarta-feira, 13, pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, do Instituto Argonauta. O outro exemplar, avistado morto pela equipe do Parque Estadual da Ilha Anchieta, ainda não foi localizado.

O Instituto Argonauta recebeu o aviso da existência das baleias mortas próximo à ilha e, por isso, sua equipe foi até o local na manhã de quarta-feira. Ao chegarem à ilha, a equipe só encontrou uma das baleias, próxima à Praia do Sul. Ela foi rebocada pelo barco e ancorada do outro lado da ilha, em uma parte sem acesso público.

A baleia será deixada para que se decomponha naturalmente. Materiais biológicos como pele e músculos foram coletados para identificação da espécie. A baleia tinha cerca de 12 metros de comprimento e apresentava indícios de que fosse um exemplar adulto. Já o outro exemplar avistado morto pode ter afundado no mar.

Os exames dos materiais biológicos retirados da baleia resgatada vão permitir a identificação da espécie, mas dificilmente apontarão a causa da morte, devido ao estado de decomposição do animal. O presidente do Instituto Argonauta, oceanógrafo Hugo Gallo Neto, explicou que o procedimento de ancorar a baleia pelo rabo é o melhor método para que o animal se decomponha naturalmente no ambiente marinho. Ele sinalizou que a espécie pode ser uma baleia-de-bryde (Balaenoptera brydei), conhecida como baleia tropical.

Segundo a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, a baleia-de-bryde está classificada no grupo de “menor preocupação”. No entanto, a espécie sofre com os impactos causados pela pesca, os efeitos das mudanças climáticas e alterações no ambiente marinho. A espécie é comum na região Sudeste e pode chegar a 16,5 metros de comprimento.

O Instituto Argonauta continuará acompanhando a situação e aguarda os resultados dos exames para maiores informações sobre a causa da morte das baleias. As autoridades locais também estão atentas para garantir que a presença desses animais mortos não represente riscos ambientais para a região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo