Repórter São Paulo – SP – Brasil

Projeto de Lei propõe instalação de estações meteorológicas em serras para prevenir desastres naturais, afirma deputado Geraldo Mendes.

No dia 11 de março de 2024, o deputado Geraldo Mendes (União-PR) apresentou o Projeto de Lei 316/24, que propõe a instalação de estações meteorológicas equipadas com sensores de inclinação em serras e encostas, em todos os níveis da administração pública (municipal, estadual e federal). O objetivo dessa iniciativa é prevenir enchentes e desmoronamentos, antecipando acidentes e melhorando a resposta dos governos a tragédias causadas por eventos climáticos ou ação humana.

De acordo com Mendes, a ampliação dessas estações meteorológicas pelo país é fundamental para que o poder público possa agir de forma mais eficaz diante de diversas situações de desastres. Ele ressalta a importância de utilizar as tecnologias disponíveis e necessárias para garantir a segurança da população em casos de emergência.

O PL 316/24 está em análise na Câmara dos Deputados e seguirá um processo de tramitação, sendo analisado pelas comissões de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. É importante ressaltar que o projeto possui caráter conclusivo, o que significa que será votado apenas pelas comissões designadas para analisá-lo, dispensando a deliberação do Plenário, com a possibilidade de recurso assinado por 52 deputados para a apreciação da matéria em Plenário.

A instalação dessas estações meteorológicas com sensores de inclinação representa um avanço na prevenção de desastres naturais e reforça a importância da utilização de tecnologias para garantir a segurança da população. O monitoramento constante dessas áreas suscetíveis a deslizamentos de terra e enchentes contribuirá significativamente para a redução de danos e a preservação de vidas em todo o território nacional.

Exit mobile version