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Deputada propõe debate sobre desafios para ensino da história da África na Câmara dos Deputados

Na manhã desta terça-feira (21), a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados irá promover um debate fundamental sobre os desafios para efetivar o ensino da história da África, conforme previsto na Lei 10.639/03. A iniciativa partiu da deputada Carol Dartora (PT-PR), que argumenta que a legislação que inclui a temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo escolar completou 20 anos sem que os avanços esperados tenham sido plenamente alcançados.

De acordo com a parlamentar, um relatório recente do Geledés Instituto da Mulher Negra e Instituto Alana revelou que 71% das 1.187 secretarias municipais de educação realizam poucas ou nenhuma ação para efetivar a Lei 10.639/03. Esta constatação demonstra a urgência de se discutir e implementar políticas que contribuam para a promoção da educação afro-brasileira e para o combate ao racismo estrutural no país.

A deputada também destacou a precarização das estruturas do Ministério da Educação durante o governo anterior, o que dificultou ainda mais a implementação efetiva desta política pública essencial. Nesse sentido, o debate que ocorrerá na Comissão de Educação ganha ainda mais relevância, visando encontrar caminhos para superar os entraves existentes e garantir a efetiva inclusão da história da África no contexto educacional brasileiro.

A definição do local onde ocorrerá o debate ainda não foi anunciada, mas é certo que a discussão será de extrema importância para a promoção de uma educação mais inclusiva e plural. A expectativa é que sejam apresentadas propostas e soluções para os desafios apontados, visando a efetivação da lei e a valorização da diversidade étnico-racial em nosso país.

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados reitera seu compromisso com a promoção de uma educação de qualidade e inclusiva, que respeite e valorize a história e a cultura afro-brasileira, na luta contra o racismo e por uma sociedade mais justa e igualitária. Acompanhe as próximas informações sobre o debate através dos veículos de comunicação.

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