Segundo os dados da Seção de Economia e Desenvolvimento (Sedes) da Ceagesp, a couve manteiga estava sendo cotada a R$ 31,28 por engradado ou R$ 1,30 por maço. Em comparação com o mesmo período no ano passado, houve uma redução de 23,8% no preço médio anual e de 33,5% na comparação mensal.
Além da couve manteiga, outros produtos com tendências favoráveis de compra mencionados pela Ceagesp incluem banana nanica, maracujá azedo, tangerina poncã, beterraba, cenoura, alface, brócolis, acelga, cogumelo hiratake, escarola, entre outros. Já os produtos com tendência estável de compra são abacate, laranja, abobrinha, batata-doce, cebolinha, palmito, ovos brancos e outros.
Por outro lado, a Ceagesp identificou produtos com tendências desfavoráveis de compra, como abacaxi pérola, manga Tommy, maçã nacional Gala, uva Thompson, batata-doce roxa, pimentão amarelo, vagem macarrão, repolho roxo, salsa, alho nacional, cebola estrangeira, coco seco, entre outros.
Essas informações visam orientar os comerciantes e consumidores sobre os melhores momentos para a compra desses produtos no atacado, levando em consideração as variações de preço e oferta ao longo do tempo. A análise semanal da Ceagesp ajuda a promover uma compra mais consciente e estratégica para o setor de alimentos.