Uma das novidades mais significativas é a possibilidade de dupla cidadania, o que foi recebido de forma positiva pela comunidade internacional. O passaporte alemão é muito valorizado devido aos benefícios que ele proporciona, como a liberdade de ingresso em quase todos os países, a permissão para viver e trabalhar em toda a União Europeia, além da participação nas decisões políticas e a livre escolha da profissão.
A partir de 27 de junho de 2024, os estrangeiros que vivem na Alemanha terão um caminho mais acessível para obter a cidadania, graças à nova legislação. Esta medida visa aumentar o número de naturalizações no país, que tem sido baixo se comparado a outros países europeus. A coalizão governamental, formada pelos partidos Social-Democrata (SPD), Verde e Liberal Democrático (FDP), acredita que estimular uma integração mais rápida dos estrangeiros contribuirá para o crescimento e fortalecimento da sociedade alemã.
Com a implementação dessas novas regras, a expectativa é que os 12 milhões de estrangeiros que vivem na Alemanha tenham mais facilidade para obter a cidadania e possam desfrutar de todos os benefícios e direitos que os cidadãos alemães possuem. A nova Lei de Nacionalidade Alemã representa mais um passo em direção a uma sociedade mais inclusiva e diversificada.