Os candidatos que se inscreverem terão que enfrentar uma prova composta por 70 questões de múltipla escolha, sendo 30 de conhecimentos básicos (abordando temas como português, raciocínio lógico, informática, ética e administração pública) e 40 de conhecimentos específicos, que terão peso dobrado na pontuação final.
A data da prova está marcada para o dia 11 de agosto, das 14h às 18h (horário de Brasília), e será realizada nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Os locais de aplicação serão divulgados no dia 2 de agosto, e o gabarito estará disponível a partir do dia 12 de agosto.
Dentre as vagas disponíveis, destacam-se as oportunidades nas áreas de administração, biologia, direito, engenharia de pesca, medicina veterinária, jornalismo, tecnologia da informação, entre outras. Além disso, há vagas também destinadas às Superintendências Federais, com oportunidades nas áreas de engenharia de pesca, oceanografia, entre outras.
O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois. Os interessados em participar devem ficar atentos aos requisitos e prazos estabelecidos no edital, disponível no site do Idecan. Trata-se de uma excelente oportunidade para os profissionais que desejam ingressar no serviço público e atuar em uma área tão importante como a da pesca e aquicultura no Brasil.