Esse acordo veio num momento em que o Ocidente reafirmou seu apoio à Ucrânia em uma cúpula na Suíça. Putin enviou recados a Kiev ao selar o pacto com Kim, mencionando a possibilidade de fornecer mísseis de precisão para Pyongyang, como resposta à autorização dada pelos EUA e aliados para que Kiev utilize armas contra o território russo.
Antony Blinken, secretário de Estado americano, caracterizou a ação de Putin como uma “tentativa desesperada” de obter armamento. A Otan expressou preocupação com o acordo entre duas potências nucleares, destacando que a parceria eleva tensões em escala global.
Para discutir os significados desse encontro entre Putin e Kim, o programa de áudio Café da Manhã contou com a participação de Luana Geiger, professora de relações internacionais da PUC-RS e coordenadora de pesquisa do think tank Observa China. Ela explicou a quem serve o acordo e como ele impacta a geopolítica.
O programa, disponível no Spotify, é uma iniciativa da parceria entre a Folha e a plataforma de streaming, especializada em música, podcast e vídeo. Com edições de jornalistas como Gabriela Mayer e Gustavo Simon, o Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia, com produção de Carolina Moraes e edição de som por Lucas Monteiro.