De acordo com informações da corporação, Cardoso estava de folga e passava de carro próximo ao centro da cidade quando presenciou um homem se jogar de uma ponte. Sem hesitar, o bombeiro pulou na água para tentar resgatá-lo, porém, infelizmente, acabou se afogando no processo.
Após uma hora de buscas, mergulhadores do Corpo de Bombeiros conseguiram localizar o corpo de Anderson Martins Cardoso no Rio Tubarão. A outra vítima do incidente ainda não foi encontrada.
O velório do sargento ocorreu no domingo em Tubarão e foi seguido por um cortejo militar até o local de sua cremação, em Capivari de Baixo. Durante a despedida, seus colegas bombeiros prestaram homenagens, incluindo uma salva de tiros e uma última continência.
Com uma carreira iniciada em 1992, Cardoso estava lotado na Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, onde desempenhava o papel de coordenador regional da Defesa Civil em Tubarão. Sua atuação foi crucial em diversos eventos climáticos na região, conforme destacado pela prefeitura local ao expressar pesar pela perda.
O Comando-Geral do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina também prestou homenagens e solidariedade aos familiares e amigos do sargento falecido. A coragem e o sacrifício de Anderson Martins Cardoso serão lembrados e reverenciados pela comunidade local e pela corporação em que serviu com dedicação.