Ministério da Saúde lança campanha de vacinação para imunizar 70 milhões de pessoas contra Covid com doses atualizadas.

Ministério da Saúde lança campanha de vacinação contra a Covid para imunizar 70 milhões de pessoas

O Ministério da Saúde anunciou o lançamento de uma nova campanha de vacinação contra a Covid, com o objetivo de imunizar 70 milhões de pessoas com doses atualizadas contra a doença. A iniciativa tem como foco conscientizar e alertar a população sobre a importância da vacinação para o controle da pandemia.

Na primeira quinzena de maio, o ministério recebeu 9,5 milhões de doses da vacina atualizada com a variante XBB.1.5. Essas doses estão sendo distribuídas para os estados, que têm autonomia para iniciar a aplicação imediatamente. A campanha destaca a segurança da vacina monovalente XBB, ressaltando que sua eficácia já foi comprovada em diversos países.

De acordo com o Ministério da Saúde, as vacinas disponíveis nos postos de vacinação continuam eficazes contra as variantes em circulação no país. A pasta também enfatiza a importância do esquema vacinal completo, incluindo as doses de reforço, para prevenir formas graves da doença e óbitos.

O esquema vacinal recomendado a partir de janeiro de 2024 inclui a vacinação de crianças de 6 meses a menores de 5 anos, a aplicação de doses anuais ou semestrais para grupos prioritários com 5 anos ou mais, e a possibilidade de uma dose para pessoas com mais de 5 anos que não estão nos grupos prioritários.

Os grupos prioritários a partir dos 5 anos incluem pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, indígenas, quilombolas, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, entre outros. A decisão de atualizar o esquema vacinal foi baseada nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a priorização de vacinação para grupos de alto risco e mais expostos.

Em resumo, a campanha de vacinação contra a Covid promovida pelo Ministério da Saúde busca garantir que a população brasileira esteja adequadamente imunizada contra a doença, reforçando a importância da vacinação completa e atualizada para o controle efetivo da pandemia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo