A rota rodoviária iniciou suas operações na quinta-feira (16) e terá três operações por dia, tanto de ida para Porto Alegre quanto de volta para o Floripa Airport, nos seguintes horários: 8h30, 14h e 23h55. Além disso, as companhias aéreas também estão se mobilizando para oferecer voos adicionais durante esse período de crise.
A Azul, por exemplo, adicionou até duas frequências extras por dia entre Florianópolis e Viracopos, em Campinas, enquanto a Gol ampliou para até dois voos a mais por dia para Congonhas e Guarulhos, em São Paulo. Essas novas operações complementam os 29 voos regulares diários já existentes para São Paulo.
Enquanto isso, o Aeroporto Internacional de Porto Alegre permanece fechado para pousos e decolagens desde o dia 3 de maio devido à inundação. A Fraport Brasil, concessionária responsável pelo aeroporto, informou que as operações estão suspensas por tempo indeterminado e que não há, até o momento, uma estimativa dos danos causados pela enchente.
A concessionária emitiu um Notam, aviso importante para os aviadores, no dia 6 de maio e reforça que as operações no aeroporto seguem suspensas. Após a diminuição das águas, será possível avaliar com mais precisão os impactos na infraestrutura aeroportuária. Enquanto isso, as medidas emergenciais implementadas em Florianópolis buscam minimizar os impactos do fechamento do Aeroporto de Porto Alegre e garantir a continuidade do transporte aéreo e rodoviário na região.