É importante ressaltar que o núcleo do CPI, que exclui os preços voláteis de alimentos e energia, também registrou um avanço de 0,3% no mês de abril, em consonância com as projeções do mercado.
Na comparação anual, o CPI dos EUA teve um aumento de 3,4% em abril, indicando uma desaceleração em relação aos 3,5% registrados em março. Já o núcleo do CPI apresentou um incremento anual de 3,6% no último mês, perdendo um pouco de força em relação ao aumento de 3,8% observado em março.
As leituras anuais do CPI em abril estiveram em linha com as expectativas dos analistas, mantendo a inflação nos Estados Unidos em patamares controlados.
Esses dados são relevantes para a economia do país e podem influenciar as decisões do Federal Reserve, o banco central norte-americano, em relação à política monetária. Com a inflação em patamares mais altos, o Fed pode se sentir pressionado a adotar medidas para conter a alta de preços e manter a estabilidade econômica.
É importante ficar atento aos próximos resultados do CPI e às decisões do Fed para entender como a economia dos Estados Unidos está se comportando e quais as perspectivas para o futuro.