Além dos pontos de doação em cada município, a sede do Consórcio ABC, localizada em Santo André, será mais um posto de apoio para receber doações. Um “Drive Thru Solidário Regional” foi montado para que pessoas físicas, empresas e entidades possam realizar suas contribuições. Itens como água mineral, produtos de limpeza e higiene, cobertores, alimentos não perecíveis, lençóis, toalhas de banho e alimentos para pets são as prioridades no momento.
Toda a arrecadação será encaminhada ao Rio Grande do Sul pelos Correios, que já está trabalhando na logística de envio das doações. O Grupo de Trabalho (GT) Gestão de Riscos, que reúne as Defesas Civis dos municípios consorciados, também disponibilizou equipamentos como gerador, tenda, refletores e bote para auxiliar nas operações de salvamento de desaparecidos.
O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, destacou o esforço conjunto das prefeituras em auxiliar a população gaúcha nesse momento de dificuldade. Ele ressaltou a união da região do ABC nesse gesto de solidariedade em prol dos irmãos do Rio Grande do Sul. Além dos esforços individuais de cada município, a iniciativa de colocar o Consórcio ABC como posto de arrecadação demonstra a solidariedade e colaboração entre os entes regionais.