Vacinação contra a gripe é ampliada para toda a população do Paraná a partir desta quinta-feira, anuncia Secretaria de Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná anunciou a expansão da oferta da vacina contra a gripe para a população em geral, incluindo todas as pessoas com mais de seis meses de idade. Esta medida, que entrará em vigor a partir desta quinta-feira (2), segue as diretrizes do Ministério da Saúde, conforme o Ofício nº 142/2024.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, ressaltou a importância da vacinação como principal estratégia de proteção contra o vírus e destacou a necessidade de facilitar o acesso ao imunizante para todos os paranaenses, especialmente com a chegada dos períodos mais frios. Mesmo com a aplicação de 1 milhão de doses, a cobertura ainda é considerada baixa no estado.

“A vacinação ampliada será fundamental para um inverno mais tranquilo, sobretudo no sistema de saúde, seja nos pronto-atendimentos, hospitais de menor porte, unidades básicas de saúde ou grandes hospitais. A imunização é nossa principal aliada, por isso convoco todos os paranaenses a garantir essa proteção tão relevante para a saúde coletiva”, afirmou o secretário.

Agora, as secretarias municipais de Saúde estão elaborando estratégias para atingir o maior público possível. O Estado já recebeu 3.172.000 doses do imunizante e pretende aumentar a proteção da população que ainda não havia sido contemplada anteriormente com a vacinação contra a gripe.

Até o momento, o Paraná vacinou 1.047.701 pessoas, o que corresponde a pouco mais de 26% da população-alvo da campanha, que é de 4.387.469 habitantes. Com a nova ampliação, a expectativa é de aumentar a proteção daqueles que ainda não tinham sido elegíveis para receber a vacina.

As vacinas contra a influenza são trivalentes, produzidas pelo Instituto Butantan e distribuídas em toda a rede pública de saúde. A composição varia anualmente de acordo com as cepas do vírus predominantes, e este ano as vacinas contemplam três tipos de cepas de vírus combinadas: A (H1N1), A (H3N2) e B (linhagem B/Victoria), seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O imunizante está disponível em todos os 399 municípios do Paraná e pode ser aplicado nas unidades de saúde ou em outros locais de vacinação. Com esta ampliação da oferta da vacina, o estado espera garantir uma maior proteção à população contra a gripe e suas complicações, reforçando a importância da imunização para a saúde pública como um todo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo