A mostra, com curadoria de Reinaldo Botelho, busca oferecer uma abordagem biográfica do artista, ressaltando suas relações sociais, artísticas e culturais com a cidade de Santo André. Os visitantes poderão apreciar a exposição até o dia 29 de junho, na Casa do Olhar, localizada na rua Campos Sales, 414, Centro.
A abertura oficial da exposição também dá início à programação do projeto Sacilotto 100 (SCLTT100), que promoverá uma série de atividades ao longo do ano. Entre as atrações estão uma residência educativa no Instituto de Arte Contemporânea, uma exposição multimídia no Sesc Santo André, roteiros guiados por obras públicas do artista, uma mostra retrospectiva no Museu de Arte Contemporânea da USP e o lançamento de um catálogo geral de sua obra pela Almeida & Dale, além de exposições, seminários, cursos, vídeos e um hotsite.
Luiz Sacilotto, reconhecido mundialmente por sua importância no concretismo, é uma figura emblemática na história da arte brasileira. Sua pesquisa marcada pela abstração geométrica e pelo uso inovador de formas e cores contribuiu significativamente para a consolidação da arte abstrata no país. A exposição “Sacilotto em Movimento” apresenta estudos preparatórios, documentos históricos, pinturas, obras em papel e objetos tridimensionais do artista, abrangendo seu trabalho desde a década de 20 até os anos 80.
O projeto Sacilotto 100 conta com o apoio da família Sacilotto, do Instituto de Arte Contemporânea, da Galeria Almeida & Dale, do MAC USP, da UFABC e é realizado pela Secretaria de Cultura de Santo André.
Em paralelo, uma exposição de Arte Postal na casa Âmbar de Cultura também celebra o centenário de Luiz Sacilotto. A mostra, com obras de 160 artistas de 33 países, pode ser visitada mediante agendamento até maio na Casa Âmbar, em seguida, será exibida no ateliê Coletivo 308 em Guarulhos a partir de junho.
Não perca a oportunidade de mergulhar no universo artístico e inovador de Luiz Sacilotto, uma figura que deixou sua marca indelével na arte brasileira. A mostra “Sacilotto em Movimento” estará aberta para visitação a partir de 23 de abril na Casa do Olhar Luiz Sacilotto, com entrada gratuita.