São Joaquim, que está a 1.354 metros de altitude no planalto serrano de Santa Catarina, é reconhecida como uma das cidades mais frias do país. Além dela, outras cidades da região também foram afetadas pela geada, como Urupema, que registrou mínima de 2,5ºC, e Urubici, com 3,4ºC. Já Lages, a maior cidade do planalto serrano do estado, teve uma mínima de 6,2ºC.
Os meteorologistas da Defesa Civil estadual preveem que as baixas temperaturas continuarão nos próximos dias, com possibilidade de mais geada e mínimas entre 0º e 2ºC, especialmente nas áreas elevadas, na sexta-feira (19). Essas condições climáticas devem persistir até o domingo (21) devido a uma massa de ar seco na região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além do extremo sul do Paraná.
O fenômeno é atribuído a um ciclone extratropical que passou pelo Oceano Atlântico próximo ao leste e sul da Argentina. No Rio Grande do Sul, os municípios da região nordeste foram os mais afetados, com Vacaria registrando 5,2°C, São José dos Ausentes com 6,6°C e Cambará do Sul com 7,4°C, devido às altitudes elevadas dessas localidades, que fazem divisa com a serra de Santa Catarina.
Diante desse cenário de baixas temperaturas e geada, os moradores da região sul do Brasil precisam estar atentos e se preparar para lidar com as consequências do clima rigoroso nos próximos dias.