De acordo com a reportagem “Linhas privadas ganham 4 vezes mais, mas transportam menos que Metrô e CPTM”, publicada no UOL Prime, dos R$ 7 bilhões arrecadados pelo Bilhete Único em 2022, R$ 2 bilhões foram destinados às concessionárias privadas responsáveis por linhas específicas, que, apesar de transportarem menos passageiros que Metrô e CPTM, receberam quatro vezes mais repasses. Essa disparidade nos repasses levanta questionamentos sobre a privatização dos transportes públicos em São Paulo.
A repórter Juliana Sayuri teve acesso a esses dados após uma intensa busca por informações via LAI (Lei de Acesso à Informação), analisando contratos e ouvindo mais de 20 fontes diferentes sobre o assunto em questão. A privatização das linhas do Metrô e CPTM, sinalizada pelo governador Tarcísio de Freitas, coloca em cheque a prioridade dada às concessionárias privadas nos contratos de repasses do Bilhete Único.
Com o aumento do preço da passagem em 2024, de R$ 4,40 para R$ 5, torna-se evidente que o bolo do Bilhete Único aumentará, exacerbando ainda mais a desigualdade nos repasses. A preocupação da repórter é que, se as atuais concessões continuarem e as concessionárias privadas seguirem sendo priorizadas, o Metrô e CPTM podem ser financeiramente prejudicados.
O podcast UOL Prime, disponível em diversas plataformas, oferece insights e análises aprofundadas sobre temas relevantes para a sociedade, como o transporte público em São Paulo e as consequências da privatização em larga escala. É essencial estar informado e atento às discussões que impactam diretamente a vida dos cidadãos.