A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) destacou a importância da decisão do governo para manter o crescimento na chegada de turistas estrangeiros, especialmente os dos Estados Unidos, que representaram o segundo maior emissor de turistas para o Brasil em 2023, com 668.478 visitantes, totalizando 11,31% do total. Nos dois primeiros meses deste ano, a chegada de norte-americanos ao Brasil já apresentou um aumento de 11% em relação ao mesmo período do ano passado.
É importante ressaltar que o país tem adotado uma política de reciprocidade em relação às exigências de visto. Em 2019, o Brasil dispensou o visto para turistas norte-americanos, canadenses, australianos e japoneses, porém nenhum desses países adotou a mesma medida em relação aos brasileiros. Apenas no ano passado, o Japão fechou um acordo de isenção recíproca com o Brasil, permitindo que os cidadãos brasileiros não precisem de visto para viagens de até 90 dias.
Com essa decisão, o Brasil busca fortalecer suas relações com esses importantes mercados internacionais de turismo e facilitar a entrada de visitantes estrangeiros no país, contribuindo para o crescimento do setor e estimulando o fluxo de turistas.