Este evento ocorre apenas um dia após Taiwan sofrer com o maior terremoto em 25 anos, que deixou nove mortos e mais de 1.000 feridos, de acordo com autoridades locais. A região de Fukushima, que oito anos atrás foi palco de um dos piores desastres nucleares da história, tem sido alvo de eventos sísmicos frequentes.
Ainda segundo a operadora da central nuclear de Fukushima, X Tepco, não foram detectadas anomalias após o terremoto de ontem. Vale lembrar que em março de 2011, a região foi palco do terremoto mais intenso já registrado no Japão, de magnitude 9, seguido por um devastador tsunami que deixou mais de 18 mil mortos ou desaparecidos.
O Japão, por sua localização geográfica, é um dos países com maior atividade sísmica do mundo e, por isso, adota regulamentos rigorosos para garantir a segurança das construções e infraestruturas diante dos tremores. Com cerca de 1.500 terremotos por ano, a maioria deles de intensidade moderada, a população japonesa está acostumada a lidar com esses eventos naturais.