Ao todo, 49 agricultores da cidade foram certificados pela conclusão do curso de “Formação Agroecológica para Produção de Alimentos e Organização Social”. Esses agricultores são responsáveis pelo cuidado de 33 hortas comunitárias localizadas em áreas públicas nos bairros de Diadema. Além deles, mais 200 agricultores urbanos receberam certificados de participação, demonstrando seu envolvimento mesmo que não tenham finalizado integralmente o curso.
A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Diadema por meio da Secretaria de Segurança Alimentar, oferece gratuitamente o estudo sobre plantio agroecológico. Esse método se baseia no respeito ao meio ambiente, ecossistemas e na não utilização de produtos químicos no manejo das plantas.
Outro destaque da cerimônia foi a formatura de 23 participantes do projeto Horta em Casa, que aprenderam a cultivar verduras, chás e temperos em seus quintais e pequenos espaços. Desde sua implantação em 2022, 93 moradores de Diadema já foram capacitados nesse tipo de cultivo, seguindo os princípios da Agroecologia.
O evento foi marcado por muita emoção e orgulho por parte dos formandos, que agora estão mais preparados para produzir alimentos de forma sustentável e saudável. A contribuição desses agricultores urbanos para a comunidade de Diadema é fundamental para o fortalecimento da agricultura local e para a promoção de práticas mais conscientes em relação ao meio ambiente.