“AD vence e PS perde: desafio para formar novo governo é grande”, declara líder da AD e do PSD após resultado eleitoral.

Na noite deste domingo (10), Portugal viveu um momento histórico com as eleições legislativas que marcaram o fim do bipartidarismo no país. Com uma disputa acirrada entre os partidos, a Aliança Democrática (AD) saiu vitoriosa, superando o Partido Socialista (PS) e tornando-se a grande vencedora do pleito.

Em um discurso após a confirmação da vitória, o líder da AD e do Partido Social Democrata (PSD), Luís Montenegro, afirmou que “parece incontornável que a AD ganhou e o PS perdeu”. Apesar da pequena diferença de votos em relação ao PS, Montenegro enalteceu a conquista e já adiantou que o desafio de formar um novo governo e implementar novas políticas será grande. Ele prometeu um programa de saúde nos primeiros 60 dias de governo.

Enquanto isso, o partido de extrema direita Chega conseguiu um resultado expressivo, alcançando o terceiro lugar com 18,03% dos votos. Esse feito coloca o partido em evidência, mostrando um crescimento significativo em relação ao pleito anterior. Comandado pelo deputado André Ventura, o Chega vem defendendo pautas anti-imigração e conta com o apoio do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro.

As eleições em Portugal contam com um total de 230 deputados para a Assembleia da República, sendo a votação baseada nos partidos e não em candidatos específicos, como ocorre no Brasil. Até as 16h, horário de Lisboa, o Ministério da Administração Interna informou que 51,96% dos eleitores já haviam votado, superando a taxa registrada nas últimas eleições legislativas.

É importante destacar que o resultado das eleições desse domingo marca uma mudança significativa no cenário político de Portugal, com o fim do bipartidarismo e a ascensão de partidos com propostas mais extremistas. A população aguarda agora pela formação do novo governo e pelas políticas que serão implementadas pela AD, aguardando para ver as ações prometidas pelo novo governo, em especial na área da saúde.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo