Segundo o Reitor da USP, a universidade possui um “mecanismo de financiamento previsível” em seu funcionamento.

Na edição desta segunda-feira (28) do programa Roda Viva, o reitor da Universidade de São Paulo (USP), Carlos Gilberto Carlotti Júnior, foi o entrevistado. O programa abordou diversos temas, com destaque para os desafios enfrentados na manutenção do ensino público de qualidade.

Segundo a jornalista Helen Braun, aproximadamente 9,57% do ICMS arrecadado em São Paulo é destinado às universidades públicas, incluindo a USP, UNESP e UNICAMP. Desses recursos, mais de 80% do orçamento da USP é usado para o pagamento da folha de pagamento.

Sobre esse assunto, o reitor declarou que uma fórmula ideal para as universidades seria destinar 80% do orçamento para a folha de pagamento, 5% para investimentos e 15% para custeio. Dessa forma, seria possível manter o funcionamento da universidade e ainda ter capacidade de investimento.

Carlos Gilberto Júnior também destacou os bons resultados alcançados pelas universidades paulistas nos rankings de avaliação. Segundo ele, isso só foi possível devido à existência de um mecanismo de financiamento previsível.

O reitor enfatizou que, neste ano, a USP entrou para a lista das 100 melhores faculdades do mundo no QS World University Ranking, sendo a primeira instituição brasileira a conquistar essa posição. No entanto, também foi mencionado que 11 disciplinas do curso de Artes Visuais foram canceladas no segundo semestre de 2023 devido à falta de professores.

A bancada de entrevistadores foi composta por Fernando Andrade, jornalista da rádio CBN; Helen Braun, jornalista; Isabela Palhares, repórter da Folha de S.Paulo; Moura Leite Netto, jornalista e doutor em Ciências com ênfase em Oncologia pelo A.C.Camargo Cancer Center; e Victor Vieira, editor de Metrópole do jornal O Estado de S.Paulo.

No programa, também foi possível assistir a entrevista na íntegra.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo