Durante a posse, Filippi abordou a necessidade de uma ação integrada para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Ele mencionou que as duas cidades que não fazem parte do consórcio serão procuradas visando tratar a questão de maneira regional. Além disso, afirmou que dará continuidade às negociações para o retorno das cidades de São Bernardo e São Caetano à entidade.
Ao abordar a situação das cidades que se desligaram do Consórcio ABC, Filippi frisou a importância do retorno das mesmas, ressaltando que a recomposição seria benéfica para todos. São Bernardo e São Caetano oficializaram suas saídas do consórcio em julho do ano passado, seis meses após a entrega das cartas de desfiliação da entidade regional. Um dos fatores que contribuíram para a divergência foi a disputa pela presidência, que acabou não sendo ocupada por Filippi.
Apesar de estarem fora do Consórcio, as duas cidades permaneceram envolvidas indiretamente nas tratativas com o Governo Federal e o Governo do Estado. Nesse sentido, Filippi mencionou uma reunião recente com representantes da Caixa Econômica Federal para a instituição de um Plano de Investimentos para a Mercedes e a Scania, com o intuito de acelerar a produção de caminhões que utilizem o sistema Euro 6, visando a redução da emissão de gases poluentes.
Para o retorno dos dois municípios ao Consórcio ABC, é necessário não apenas a vontade política, mas também a autorização das duas câmaras. Vale ressaltar que a entidade regional enfrentou críticas por parte dos vereadores de ambas as cidades, o que torna uma possível volta mais desafiadora.
Durante a assembleia de prefeitos, Filippi também destacou a importância da articulação regional no combate à dengue. Ele ressaltou a necessidade de uma abordagem conjunta para fortalecer o combate à doença. Além disso, frisou a prioridade de manter visitas domiciliares e conscientizar a população sobre a importância de evitar criadouros do Aedes Aegypti. Também foi mencionada a criação de uma cartilha digital visando alcançar um maior público.
Portanto, José de Filippi Jr. assume a presidência do Consórcio Intermunicipal Grande ABC com o desafio de articular ações regionais no combate à dengue e negociar o retorno das cidades de São Bernardo e São Caetano à entidade, buscando sempre o benefício coletivo e a cooperação entre os municípios.