A ANTF destacou que, de 2006 a 2023, o volume de carga transportado por ferrovia no Brasil aumentou significativamente, atingindo um crescimento de 64%. Desconsiderando as cargas de minério de ferro, o desempenho do transporte ferroviário de carga geral melhorou ainda mais. No ano passado, foram movimentadas 148,6 milhões de toneladas úteis, o maior volume para a categoria desde 2005.
A recuperação da economia e o aumento das parcerias com a iniciativa privada foram apontados como os principais fatores que contribuíram para esse crescimento pelo governo. A Casa Civil destacou que a combinação de investimentos públicos e privados tem permitido a melhoria da malha ferroviária, citando a retomada dos investimentos na Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) 1 e a intensificação das obras da Ferrovia de Integração Centro Oeste (Fico) como exemplos.
Além disso, o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) prevê mais de R$ 94 bilhões em investimentos públicos e privados no transporte ferroviário até 2026. O governo também mencionou o aprimoramento dos contratos com as concessionárias de ferrovias e a elaboração de uma política de incentivos à devolução de trechos ociosos e inoperantes para aumentar a eficiência da malha ferroviária nos próximos anos.
As parcerias público-privadas também foram ressaltadas como uma forma de liberar recursos do Orçamento para outras obras, como o trecho pernambucano da Transnordestina e a continuação da Fiol 2, na Bahia. Com todos esses investimentos e parcerias, o governo espera que o transporte ferroviário continue a crescer e se torne ainda mais eficiente nos próximos anos.