Aumento do ICMS causa reflexo nos preços de medicamentos no Rio; Firjan critica medida.

Aumento do ICMS vai impactar no valor dos medicamentos no Rio

Uma mudança na alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) vai gerar um impacto direto nos valores dos medicamentos no Rio de Janeiro. Em 2024, a alíquota do ICMS teve um aumento de 18% para 20%, de acordo com uma lei publicada em dezembro do ano passado.

Porém, essa decisão não foi vista com bons olhos pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), que criticou o aumento da alíquota. A entidade considera que essa medida, somada ao Fundo Estadual de Combate à Pobreza, elevará o percentual para 22%.

Além do Rio de Janeiro, outros 11 estados brasileiros também passarão por um aumento nos valores dos medicamentos. Estados como Bahia, Maranhão, Paraná e Tocantins enfrentam o segundo ano consecutivo de aumento do ICMS. Além deles, Ceará, Goiás, Paraíba, Pernambuco, Rondônia e o Distrito Federal também sofrerão o impacto do reajuste.

Para o especialista em finanças e investimentos Hulisses Dias, o Rio de Janeiro sentirá os efeitos do aumento nos valores de todos os medicamentos até o mês de abril. A nova alíquota valerá para as operações realizadas a partir de 20 de março. Ainda no mesmo mês, haverá outro aumento devido ao reajuste anual definido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed).

Diante desse cenário, é importante que a população esteja ciente das mudanças e se prepare para possíveis alterações nos valores dos medicamentos. A empresa responsável pela prescrição e distribuição dos medicamentos também precisa estar atenta a esses ajustes para evitar prejuízos.

O aumento nos valores dos medicamentos é uma preocupação para muitos brasileiros, pois pode impactar diretamente no orçamento familiar, principalmente para aqueles que dependem de medicamentos de uso contínuo. Portanto, é fundamental que haja um acompanhamento e conscientização sobre essas mudanças, a fim de minimizar seus impactos na sociedade.

Por isso, é importante manter-se informado sobre as medidas adotadas pelos estados em relação aos impostos e buscar alternativas para lidar com esse aumento nos valores dos medicamentos. A população precisa ter ciência dessas mudanças para se planejar e tomar as devidas precauções diante desse cenário desafiador.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo