No município de Itapeva, as fortes chuvas acompanhadas de ventos danificaram a quadra da Escola Municipal Professora Auto Rolim e destruíram parte do muro e da cobertura da Escola Municipal Professora Celso Duch. Além disso, parte da estrutura do aeroclube local desabou, atingindo quatro aeronaves. Felizmente, não houve registro de feridos. Em Ubatuba, o muro da Escola Estadual Professora Áurea Moreira Rachou caiu, porém, o reparo já foi agendado para a próxima terça-feira (21) e não impactará as aulas. Já em Barretos, sete quedas de árvores foram registradas em diferentes bairros.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou cinco ocorrências de interrupções parciais ou totais por queda de árvores em rodovias estaduais. Equipes do departamento trabalham para desobstruir as pistas e liberar completamente o tráfego, mantendo-se em monitoramento permanente enquanto as condições climáticas adversas persistirem.
A previsão do tempo para o domingo indica pancadas de chuva generalizadas em todo o estado, com possibilidade de chuvas de moderada à forte intensidade e ocorrência de raios, ventos e eventualmente granizo. As temperaturas devem ficar mais amenas, especialmente nas cidades da faixa leste paulista. Em Bauru, é esperada chuva intensa, com acumulados expressivos.
Diante deste cenário, a Defesa Civil recomenda que a população fique atenta a mudanças bruscas no clima e tome precauções em caso de chuva forte ou rajadas de vento. Evitar áreas arborizadas durante a tempestade, buscar abrigo em locais seguros, como longe de estruturas suscetíveis a danos, e manter-se informado por meios oficiais são algumas das recomendações das autoridades.
Além disso, as autoridades estaduais também recomendam que cada prefeitura avalie a necessidade, de acordo com as condições climáticas locais, de suspensão ou cancelamento de atividades e eventos públicos ou privados ao ar livre. Em casos de identificação de riscos, é importante acionar as autoridades competentes para avaliação e providências.