A temperatura, que vem se mantendo alta ao longo da semana devido a uma onda de calor, vai sofrer uma drástica queda de 13°C entre sábado e domingo. A capital paulista, por exemplo, que deve registrar 37°C no sábado, terá máxima não superior a 24°C no domingo, com mínima de 19°C.
A meteorologista Josélia Pegorin, da Climatempo, explica que a mudança brusca se dará devido à combinação de chuva, nebulosidade e ventos frios de origem polar trazidos pela frente fria. Além disso, o Inmet destaca que a mudança de tempo poderá provocar inclusive queda de granizo em diversas regiões, incluindo São Paulo, Triângulo Mineiro e faixa oeste e sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso.
Por conta disso, a Defesa Civil paulista emitiu um alerta para tempestades e rajadas de vento intensas para todo o estado de São Paulo. A previsão para sexta-feira é de céu com muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas à tarde e à noite, com a temperatura variando entre 20°C e 37°C.
No domingo, os temporais podem se espalhar pela área central do país devido ao aumento da umidade pelo continente, mantendo o cenário de atmosfera fortemente quente, úmida e instável. A mudança repentina do tempo deve trazer grandes volumes de chuva em São Paulo, especialmente no centro-norte do estado, capital, região metropolitana, faixa litorânea e região do Vale do Paraíba, além do sul de Minas Gerais, região da Zona da Mata mineira, e no Rio de Janeiro.
Em relação à temperatura atual, a queda já vem sendo percebida, uma vez que a chuva que atingiu a região metropolitana de São Paulo na noite de quarta-feira e a nebulosidade nesta quinta fizeram a temperatura cair um pouco, distante dos 38°C esperados pela previsão. A previsão é de que a chuva continue intensa e as temperaturas baixas se mantenham ao longo do final de semana.