Encabeçado pelo Sistema B, que certifica empresas comprometidas com uma economia mais inclusiva, equitativa e regenerativa, o SP+B realizou uma série de laboratórios de inovação multisetoriais ao longo de dez meses. O objetivo principal desses encontros foi envolver o setor privado nos desafios relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs).
Dentro desse contexto de colaboração, foram cocriadas propostas em cinco eixos temáticos: habitação, economia circular, mobilidade, trabalho e renda, e segurança alimentar. As reuniões contaram com a contribuição de especialistas em cada tema: Instituto Vivenda em Habitação, agência popular Solano Trindade em Segurança Alimentar, Insper em Mobilidade, FGVcenn em Trabalho e Renda e Exchange4Change Brasil e Ellen Macarthur Foundation em Economia Circular.
O projeto, que conta com o apoio de empresas como Gerdau, Instituto Center Norte, Movida, Nespresso, Diagonal e Combio, tem como objetivo transformar desafios urbanos em oportunidades de crescimento sustentável, visando remodelar São Paulo a partir do protagonismo de seus moradores para o bem-estar econômico e social.
Entre as ações propostas pelo SP+B, destacam-se a oferta de capacitação direcionada a líderes comunitários para a expansão planejada de suas comunidades, o projeto de incentivo ao comércio local da zona norte, a criação de indicadores que fomentem o uso de diferentes tipos de transporte e o empoderatech, um programa de capacitação para o trabalho. Além disso, há também iniciativas de fortalecimento de agricultores urbanos para atração e retenção de jovens trabalhadores.
Após a apresentação das ações práticas, a Prefeitura de São Paulo deverá estudar quais medidas podem ser implementadas em conjunto com as políticas públicas já existentes, reforçando seu trabalho nos eixos abordados. O projeto representa um importante passo em direção ao desenvolvimento sustentável da cidade e à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos paulistanos, sendo um exemplo a ser seguido por outras cidades ao redor do mundo, que também integram o movimento Cidades+B.