Além disso, os policiais também estão responsáveis por escoltar as 25 equipes de Fórmula 1 que começaram a desembarcar no aeroporto de Viracopos, em Campinas, nesta semana. Essas tropas são fundamentais para dar suporte no deslocamento dos equipamentos até o autódromo de Interlagos, localizado na zona sul da capital.
A segurança durante o evento será garantida por mais de 1,1 mil policiais militares, que ficarão escalados na região do autódromo. Tropas especiais da corporação, como o Comando de Choque, de Aviação e de patrulhas territoriais, entre outras, estarão em ação até o domingo, dia 5.
Diferente dos anos anteriores, a Polícia Militar utilizará drones para reforçar a vigilância do entorno. Esses veículos aéreos não tripulados serão responsáveis por monitorar a chegada de turistas e das equipes que trabalharão durante todo o evento. O coronel Alexandre Prates, coordenador operacional da PM, reforçou que as tropas serão distribuídas conforme a necessidade e o fluxo de pessoas na região.
Um posto de comando também será montado no autódromo, com o objetivo de centralizar as informações e operacionalizar a atuação dos policiais. Na sala de gerenciamento de crises, onde há monitoramento por meio de câmeras, haverá um policial responsável por acompanhar e coordenar tudo o que acontece dentro e ao redor do recinto, mantendo contato permanente com as equipes da corporação.
Com a expectativa de receber mais de 260 mil turistas de diferentes países até domingo, a PM disponibilizará policiais fluentes em inglês e espanhol para dar suporte aos visitantes estrangeiros. Além disso, o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) conta com um atendimento especializado para os estrangeiros. Chamadas que chegam no Copom, também conhecido como 190, podem ser realizadas a partir do 911, número do governo americano, e do 112, número de emergência dos países da União Europeia. No local, também há policiais que falam outros idiomas disponíveis 24 horas por dia.
Com todas essas medidas de segurança e apoio aos visitantes, a Polícia Militar está empenhada em garantir não apenas a tranquilidade dos participantes do Grande Prêmio de Fórmula 1 de São Paulo, mas também a efetividade da operação no combate à criminalidade na região de Interlagos.