Barueri: Cidade rica em dinheiro e trabalhadores enfrenta precariedade na mobilidade urbana

Barueri, um município de São Paulo conhecido por sua população trabalhadora e alto PIB, enfrenta problemas severos quando se trata de mobilidade. Apesar de ter a segunda melhor taxa de população ocupada do país, de acordo com o IBGE, e o 14º maior PIB, a cidade é classificada como a penúltima em qualidade de mobilidade no estado de São Paulo, de acordo com um estudo do Núcleo de Estudos das Cidades da USP.

A cidade, que se autodenomina “cidade inteligente e sustentável”, decepciona quando se trata de infraestrutura para ciclistas. Com apenas 11,3 km de ciclovias em seus 462 anos de existência, Barueri ainda não conseguiu criar uma rede cicloviária conectada, deixando os ciclistas expostos a um tráfego caótico e perigoso. O NEC classifica o trânsito da cidade como um dos cinco mais letais entre as grandes cidades de São Paulo.

A maior das três ciclovias da cidade fica na região mais poluída do rio Tietê e é considerada precária. Com apenas 7 km de extensão e largura estreita em alguns trechos, os ciclistas são obrigados a invadir calçadas para evitar colisões. Além disso, a falta de uma ciclopassarela sobre a linha de trem na altura da estação Antônio João impede a conexão com o segundo trecho de ciclovia, tornando o trajeto perigoso para os ciclistas.

Os moradores de Barueri estão insatisfeitos com a falta de investimentos da administração municipal em infraestrutura para ciclistas. A ausência de estacionamentos para bicicletas nas estações de trem e a falta de proteção em espaços de lazer são algumas das reclamações. Além disso, a ciclovia se torna escorregadia quando chove, o que aumenta o risco de acidentes.

A situação é ainda mais preocupante quando se considera o atraso da cidade na adequação à Política Nacional de Mobilidade Urbana. Barueri perdeu o prazo para aprovar seu plano de mobilidade urbana e ganhou uma anistia do governo federal, que deu mais dois anos para a cidade se ajustar à lei.

A Prefeitura de Barueri anunciou a construção de um trecho cicloviário no Boulevard Central e mencionou a possibilidade de um estacionamento de bicicletas para complementar o projeto de ciclovias. No entanto, os moradores ainda aguardam a efetivação das melhorias prometidas.

Em um município conhecido por sua riqueza e população ativa, é decepcionante ver a falta de investimento em mobilidade urbana. Barueri tem o potencial de se tornar uma cidade mais limpa, eficiente e inclusiva, mas para isso é necessário que a administração municipal priorize a criação de uma infraestrutura adequada para ciclistas e pedestres. A cidade precisa cumprir seu objetivo de se tornar uma cidade inteligente e sustentável, garantindo a segurança e o bem-estar de seus moradores.

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