Ministro da Educação descarta candidatura à Presidência em 2026 e destaca apoio a presidente Lula na reconstrução da educação pública

O ministro da Educação, Camilo Santana, descartou a possibilidade de concorrer à Presidência da República em 2026, durante uma entrevista nesta quarta-feira (30/10). O político, que também é ex-governador do Ceará, afirmou que seu foco atual é contribuir com o Ministério da Educação e apoiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Santana foi um dos grandes apoiadores da campanha do petista Evandro Leitão, que foi eleito prefeito de Fortaleza nas últimas eleições municipais. O ministro ressaltou a importância de Lula, descrevendo-o como o “maior presidente da história do país, que está reconstruindo a educação pública”.

Durante a campanha em Fortaleza, Santana teve um papel ativo, apoiando Leitão, que venceu por uma pequena margem de votos o candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. O encontro de Santana, Lula, Leitão e outros políticos cearenses em Brasília na terça-feira (29) foi marcado pela celebração da vitória do petista.

O ministro ressaltou a importância do apoio de Lula a Leitão e afirmou que o PT terá uma responsabilidade significativa agora que o partido ocupa os principais cargos do Executivo no Estado. Pela primeira vez na história do Ceará, um mesmo partido está no comando nas esferas federal, estadual e municipal na capital.

A análise de Santana sobre a corrida eleitoral foi positiva, mesmo considerando-a uma disputa difícil. O ministro destacou o comprometimento de Lula em apoiar Leitão e fortalecer a gestão do novo prefeito. O encontro entre os políticos cearenses e o presidente demonstrou a união e cooperação dentro do partido, reforçando a importância do trabalho em equipe para alcançar os objetivos políticos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo