A condenação de nove anos de prisão na Itália, devido ao envolvimento em um caso de estupro ocorrido em Milão em 2013, tem sido o centro das discussões jurídicas em relação ao caso. O julgamento no STF estava suspenso desde o mês passado, devido a um pedido de vista feito pelo ministro Gilmar Mendes.
Até agora, apenas o voto do relator do caso, ministro Luiz Fux, foi proferido. Fux defendeu a decisão do STJ, afirmando que não houve irregularidades no processo que determinou a prisão de Robinho. Segundo ele, o STJ agiu de forma constitucional e em conformidade com as leis brasileiras e os acordos internacionais firmados pelo país.
Enquanto aguarda a decisão do STF, Robinho permanece detido no complexo penitenciário de Tremembé, conhecido como a “penitenciária dos famosos”. O desfecho desse caso envolvendo o ex-jogador de futebol é aguardado com expectativa, uma vez que ele é uma figura conhecida do público e o desfecho jurídico terá impacto não apenas na sua vida, mas também no cenário esportivo brasileiro. O julgamento virtual marcado para novembro promete ser um momento importante para definir os próximos passos e desdobramentos desse caso tão controverso.